Quinta do Eido – localidade
A Quinta do Eido situa-se na União de freguesia de Calvos e Frades, no concelho da Póvoa de Lanhoso. Localiza-se a 20 km da cidade da Braga e a cerca de 20 km do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O aeroporto internacional do Porto, Francisco Sá Carneiro, está a cerca de uma hora de carro da propriedade.
A Casa do Eido apresenta uma típica arquitetura rural minhota do século XVII, com dois pisos e desenho em forma de U. A casa contínua a ser dominada por uma fachada de granítico rústico, é constituída por dois pisos, onde o rés-do-chão era utilizado como cortes para o gado ou como armazém dos produtos agrícolas/adegas e o primeiro andar estava destinado à habitação. No início do Século XX, uma das fachadas sofreu obras de remodelação e ampliação, sendo notório o fenómeno do “Brasileiro”.
Pelas suas características e localização, é considerado um dos mais imponentes imóveis desta freguesia. Toda a Quinta, integrada num espaço rural por excelência, dispõe de vinhas, zona agrícola, pomar e jardim, potenciando atividades neste âmbito.
Esta casa serviu de palco aos ensaios da prestigiada Banda Musical de Calvos, corporação de relevância nesta freguesia, que conta já com mais de 150 anos de existência, sob o patronato de Joaquim José Pereira e seu filho.
Da Quinta do Eido pode ainda ver e apreciar o Castelo de Lanhoso, que é a principal referência histórica e um dos ex-líbris do concelho, considerado de grande importância na fundação da nacionalidade.
Desta freguesia, Lugar de S. Gens, é natural Gonçalo Sampaio, notável Botânico e incansável defensor do Folclore Português, dando nome a várias instituições concelhias.
As características de grande ruralidade e beleza paisagística fazem da aldeia, um local privilegiado para o turismo em ambiente rural. Possui um património natural bem preservado com situações de montanha e de vale. A flora e a fauna são ricas, destacando-se a existência de um carvalho milenar, o Carvalho de Calvos, classificado como árvore de interesse público. Pelo seu valor, foi criado o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos que é um parque de lazer e de ecoturismo, com 17,300 m2 de área, envolvendo no seu seio o vetusto carvalho alvarinho com mais de 500 anos de idade, representando um autêntico oásis para quem aprecia o contacto com a Natureza.
Nesta freguesia, ainda, há indícios de um sítio arqueológico com vestígios de Reduto Fortificado de povoado da Idade do Ferro, a par de vestígios de Romanização, bem como, vestígios Medievais, possivelmente uma Torre (Monte de Calvos no lugar de Boticas).
A Póvoa de Lanhoso possui importantes testemunhos da sua história que vale a pena visitar, como por exemplo, o percurso medieval. Constituído por belos exemplares de edifícios religiosos, militares e civis, é um percurso a não perder.
O concelho dispõe ainda de três Praias Fluviais: Praia Fluvial da Oliveira, Praia Fluvial da Rola, Praia Fluvial de Verim e ainda campos de ténis e piscina coberta.